quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Fichamento: Teoria da Burocracia – Max Weber

Origens:

· A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.

· A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.

· O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.

A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.

Tipos de sociedade ou poder ou autoridades legítimas:

  • Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
  • Carismática: irracional, conseguido através do carisma
  • Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais

Tipos de autoridade:

  • Poder: potencial para exercer influência
  • Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)]
  • Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe

Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo Werber:

  • Economia Monetária: a moeda racionaliza as transações econômicas
  • Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização

Características da Burocracia:

  • Caráter legal das normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos
  • Caráter formal das comunicações: são registradas por escrito
  • Divisão racional do Trabalho
  • Impessoalidade: relação a nível de cargos, e não de pessoas
  • Hierarquia: cada cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior
  • Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia
  • Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica
  • Especialização da Adm.: separação entre propriedade e administração
  • Profissionalização
  • Previsibilidade: prever as ações; através das normas

Disfunções da Burocracia:

  • Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade
  • Excesso de formalismo e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações
  • Resistência a mudanças
  • Despersonalização: os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam
  • Categorização como base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto
  • Superconformidade às rotinas
  • Exibição de poderes de autoridade
  • Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização
  • A burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana

 

Teorias do Estado – ano 2003

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