domingo, 7 de junho de 2009

A Informalidade é a Saída Para Milhões de Trabalhadores Brasileiros – Jane Barbosa e Ana Silva

Título: A INFORMALIDADE É A SAIDA PARA MILHÕES DE TRABALHADORES BRASILEIROS
Autor: Jane Barbosa e Ana Silva
Páginas: 5
Tipo: Artigo acadêmico

    O IBGE usa o conceito recomendado pela OIT, que considera informais “as unidades econômicas não agrícolas produtoras de bens e serviços, com o objetivo principal de gerar emprego e renda as pessoas envolvidas, excluída a produção de serviços e bens de auto-consumo”, essas empresas são caracterizadas pela produção em pequena escala, pelo baixo nível de organização e pela quase inexistência de separação entre capital e trabalho, enquanto fatores de produção.
    Esse texto mostra um censo feito pelo IBGE sobre os informais no Brasil, tenta montar um retrato da economia informal do Brasil.
    O texto traz três exemplos de trabalhador informal. O primeiro é um camelô, que está nessa condição há 20 anos, por não ter qualificação e por não ter um bom salário nos empregos experimentados anteriormente. A segunda é uma empresária, que começou vendendo cds por consignação e na própria casa e foi crescendo até abrir sua empresa e contratas funcionários, até que não soube controlar seu negócio e tomou um desfalque e voltou a trabalhar em casa. O último é um oftalmologista que trabalha direto como professor, em consultório e na emergência de hospitais e em consultoria para laboratórios. O texto traz histórias de vida: como a pessoa começou, como “progrediu” e como a situação está no momento, se está melhor que antes, ou na mesma, ou se está pior. Todas as entrevistas feitas com autônomos.

Resumo para Monografia – 2005

Nenhum comentário: