sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Como Montar Um Projeto de Pesquisa (Iniciação Científica)

Algumas sugestões para a elaboração de um projeto de pesquisa:

Um projeto de pesquisa é a ossatura, o esqueleto, que vai dar sustentação ao trabalho de investigação que será desenvolvido. Para que o mesmo tenha consistência, seqüência lógica, é necessário que seu autor tenha clareza de algumas questões, tais como:

•    o que pesquisar
•    por que pesquisar
•    como pesquisar
•    quando pesquisar

O projeto de pesquisa tem por objetivo clarear essas questões, ajudando seu autor, a saber, de onde está partindo e onde pretende chegar.

Desta forma algumas etapas devem constituir o projeto de pesquisa:

1) Justificativa: Nesse item devem ser enumeradas as razões pelas quais o autor escolheu aquele assunto, isto é o interesse sobre o mesmo, a sua relevância científica e social. Em outros termos, a justificativa ser para indicar o que levou o pesquisador a escolher tal tema, que benefícios poderão advir dos resultados alcançados, tanto para a comunidade quanto para a Ciência onde o assunto está inserido.

2) Definição do tema: Neste momento se está tentando determinar a área de interesse a ser investigada, ou seja, o campo de conhecimento a que pertence o assunto. Esta etapa, em geral vem junto com a 3, isto é o objeto da investigação ou problema que se quer pesquisar.

3) A delimitação do problema: Esta etapa consiste na delimitação do campo a ser investigado, sua natureza, amplitude e consistência. No início de uma pesquisa várias questões se colocam. É preciso que se distinga aquela que tem importância das demais. O problema é a espinha dorsal da investigação. Sem ele não há razão de investigação. A problemática fixa com clareza as questões às quais o pesquisador deseja contribuir com uma resposta. Muitas vezes a mesma parece clara na cabeça do pesquisador. A colocação no papel ajuda a precisar as idéias.
A problemática é a âncora da pesquisa. Mas nem por isso é imutável, como os demais elementos, que constituem um projeto. Mesmo depois de iniciada a investigação pode-se constatar um erro de formação ou de orientação da mesma. Assim sendo é possível modifica-la, isso não significa que a mesma deva ser mudada a cada dificuldade encontrada.

4) Escolha do referencial teórico-metodológico: Tendo clareza das razões do estudo (justificativa), do tema e do objeto a ser estudado (problemática), o pesquisador reúne condições e elementos para definir o quadro teórico metodológico onde se inscreve a pesquisa, isto é o tipo de coleta e análise que será feita com base em teorias, definidas a partir de uma base epistemológica. É o momento de buscar a s referências teóricas que ajudaram na análise de dados, bem como as formas de coletar esses dados. O referencial teórico serve: de base para explicar ou compreender um fenômeno; ajuda a esclarecer o objeto das investigações; permite maior clareza na organização dos dados; apóia a análise dos dados.

5) Plano preliminar: Trata-se de fazer primeiro esboço da seqüência das partes (capítulos e outras subdivisões) que deverão compor o trabalho final. Esta etapa ajuda a ver claro cada momento do trabalho. Evidente que ela vai sofrer várias alterações ao longo do processo de pesquisa. É apenas um primeiro “esboço” sobre a fase final ou o relatório.

6) Cronograma das etapas: A realização de uma pesquisa exige “fôlego”. Por isso é preciso uma certa organização e disciplina. Essa etapa visa ajudar a cumprir as anteriores, não sendo nenhuma camisa de força, mas podendo ser modificada se for o caso. Apenas ajuda a distribuir racionalmente o tempo.

8) Bibliografia: Nesse item deverão ser citadas as fontes de consulta para a elaboração do projeto.

Pesquisa Social – ano 2003

Um comentário:

Paulo Fabiano Langer disse...

Olá Carina, tudo bem?
Gostei muito do seu post. Estava justamente precisando de algum material que pudesse me orientar a, talvez, transformar um projeto que tenho na faculdade com alguns professores, em uma IC.
Depois de ler seu post, não acho que seja o caso, pois, não quero montar um projeto de pesquisa e sim UMA IC. Mas, com certeza, já me ajudou a entender um pouco mais de como funciona.
Bjs
Paulo