sexta-feira, 10 de julho de 2009

“Do Individual ao Social: a Abordagem Biográfica” - Digneffe

Para a autora Françoise Digneffe a utilização do método de relatos (história) de vida proporciona alguns benefícios para a pesquisa desenvolvida. Esse método permite sair da oposição entre o indivíduo e a sociedade, uma vez que apesar de ser “sempre uma história única, essa história individualiza a história social coletiva de um grupo ou de uma classe, é ao mesmo tempo o produto e a expressão dessa classe”. Esse método também permite compreender, de maneira lógica, a visão subjetiva do homem, relacionando-a a realidade objetiva da história.

Assim, o método biográfico permite, do ponto de vista da interação social, compreender como a conduta dos indivíduos se modela e remodela. Sua utilização é válida também quando outros métodos não conseguem explicar elementos fundamentais da realidade social. Além disso, possibilita a compreensão de um valor sociológico no indivíduo que relata.

Dessa forma, as investigações em Ciências Sociais que utilizam a abordagem biográfica levam em consideração as mudanças que ocorrem na história, pois afetam na constituição dos relatos.

Para a formação da amostra é preciso garantir que haja representatividade do conjunto/grupo a ser estudado, ou seja, deve haver uma grande diversificação social e institucional dos entrevistados para que a representatividade tenha coerência. Ao mesmo tempo, na investigação deve-se buscar recolher o maior número de dados relevantes para a pesquisa, até obter-se o “ponto de saturação”. O entrevistado deve ter conhecimento do tema da entrevista para assim poder contar, relatar sobre ele; o entrevistador deve escutar, apreender, e pode, se necessário for, lembrar sutilmente o tema ao entrevistado.

Para a entrevista deve-se elaborar um guia de entrevista (roteiro), não para comandá-la, mas para orientar-se sobre aspectos importantes a serem tratados. Mas vale lembrar que este pode ser modificado no momento da entrevista, de acordo com o relato dado.

Resenha – Pesquisa Qualitativa em CSo – ano 2003

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