sexta-feira, 13 de junho de 2008

Hertz: A proeminência da mão direita : Estudo sobre a polaridade religiosa

  • sagrado / profano (polaridade) -> repercute na ordem social e no corpo (assimetria direito / esquerdo) -> remete às oposições entre direito e esquerdo -> rituais, ordem social X totemismo <- ordem social (dual) -> representa a polaridade e a classificação social (Durkheim)
  • Durkheim: a ordem social é dual e representada pelo totemismo.
  • Mão direita e esquerda -> não há apenas determinismo biológico -> essa assimetria remete à vários planos da vida social.
  • Essa polaridade repercute sobre os rituais e ordem social. A partir dessa polaridade (direito / esquerdo) organiza-se o lugar das coisas no mundo (as coisas opostas) = pares de oposição.
  • As categorias não são derivadas da experiência concreta do ser humano.
  • O hemisfério esquerdo do cérebro desenvolve a mão direita e também a linguagem e por isso é mais fácil desenvolver a mão direita.
  • O pensamento humano opera por pares de oposição -> A condição lógica do pensamento se dá por pares de oposição
  • Há complementaridade e hierarquia. Ex.: o homem e a mulher. Adão é o todo, Eva é a parte dele. O homem é também a totalidade da humanidade.
  • É a propriedade do pensamento humano que irá dar essa hierarquia.
  • Em Hertz nã há o corte epistemológico.
  • Hertz fala do pensamento primitivo; Lévi-Strauss já fala na espécie humana.
  • Hertz, apesar de ser durkheiminiano, coloca um ponto a mais (pares de oposição), que Lévi-Strauss diz ser de toda humanidade.
  • A medida que as sociedades passam a ser mais complexas as categorias passam de apenas opostas para hierarquicas.
  • Lévi-Strauss deriva sua “opinião” sobre pares opostos da lingüística estrutural e não do pensamento de Hertz, havendo uma “quebra” epstemológica.
  • O pensamento humano é inerente (a forma do pensamento humano é assim) -> sempre existe dualidade.
  • A distinção é natural.

Fichamento para prova de Antropologia Contemporânea (2002)

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