sexta-feira, 13 de junho de 2008

Cassier: Uma chave para a natureza do homem: o símbolo / Das relações animais às respostas humanas

  • A importância do simbólico para a representação (organização) do mundo é diferente de Durkheim:
  • Durkheim: origem social do simbolismo (ordem social da qual derivam representações)
  • Lévi-Strauss: simbólico (signo / é autônomo) -> Produção de sentido (simbólica – especialmente humana) -> origem simbólica da vida social.
  • Lévi-Strauss não vai mais falar em representação e sim em signos. Essa preposição é autônoma -> operando por suas próprias regras independente do social, assim a linguagem é autônoma porque funciona por suas próprias regras, ela é dada como um todo.
  • O homem passa a ver o mundo através de símbolos e pode “ver abstratamente”. A esfera do simbólico implica que haja um desvencilhamento do objeto e passe a pensá-lo apenas abstratamente (nome). O ser humano cria um mundo que não é somente o prático mas também o abstrato.
  • Pelo mundo simbólico se constrói o abstrato.
  • A espécie humana tem como diferenciador a esfera do simbólico, especialmente a esfera da linguagem, que dá a capacidade de criação que o homem tem.
  • Articulação do pensamento pela linguagem -> adequação do pensamento ao material fônico (linguagem é essa forma de adequação)
  • Para o ser humano tudo tem nome: códigos que produzem sentido -> simbólica -> especificamente humana -> os sinais são operadores; “símbolos” designadores
  • O que distingue o homem das demais espécies é sua capacidade de simbolização não a razão. Esta faz parte do simbólico. As emoções são codificadas também.
  • Pensar é diferenciar, classificar e associar -> a associação da capacidade de pensar com a capacidade de se expressar é o signo -> pensar por meio de nomes e conceitos.
  • Não há espécie ancestral do homem, o homem é a nova espécie.
  • O universo humano é bem maior que a razão.
  • A razão é parte da capacidade operacional do sistema humano. A razão é um pensamento filosófico ocidental.
  • A idéia do simbólico incompassa a idéia da razão. Passa o pensamento lógico.
  • O lógico faz parte do simbólico, é a representação dessa lógica nos campos mágico, religioso e científico que variam.
  • Duas ordens de pensamento simultâneo: 1ª ordem de pensamento lógico - racional; 2ª ordem de pensamento lógico – mágico, que coloca esses dois em conjunto, em ligação, o que leva a uma acusação de feitiçaria. -> elementos ou fatos que aparentemente não teriam nada em comum, são colocados em relação, através do pensamento mágico.
  • O mito não se contexta.
  • A espécie humana tem diferentes códigos. Os sinais humanos são diversos, cada grupo tem o seu.

Durkheim (Inversão teórica / corte epistemológico) --> Lévi-Strauss (Via lingüística estrutural)

Fichamento para prova de Antropologia Contemporânea (2002)

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