sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Famílias e Redes Sociais – Elizabeth Both

  • as pessoas discordam profundamente em suas visões de classe; cada pessoa tem uma concepção diferente da estrutura de classe como um todo.
  • o indivíduo constrói suas noções de posição social e de classe social a partir de suas próprias experiências variadas e desconexas de prestígio e poder, e de seu conhecimento imperfeito das outras pessoas.
  • grupos de referência diretos –> o referente é um grupo real.
  • grupos de referência construído –> o referente é uma categoria social ou um conceito, e não um grupo real.
    • as classes são grupos de referência construído.
  • não existe uma forma válida única d e descobrir o que as pessoas realmente pensam sobre classe, pois cada método revelará grupos de referência um pouco diferentes.
  • quatro modelos de estrutura de classe total foram usados:
    1. Modelo de poder com dois valores –> usados por pessoas que se identificaram com a classe operária e não sentiram desejo ou compulsão por mobilidade.
    2. Modelo de prestígio com três valores –> usados por pessoas que se situavam a si próprias na classe média.
    3. Modelo de prestígio com múltiplos valores foram usados pelas pessoas que se posicionavam na classe operária mas que sentiam uma certa incompatibilidade em sua posição.
    4. Modelo misto d e poder e prestígio –> discutiram as causas do sistema de classes em gera.
  • as pessoas tem necessariamente de fazer uso de suas experiências pessoais para alcançar uma definição sobre estrutura de classe que funcione.

Introdução à Sociologia – ano 2002

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