- não seja um amor irrefletido e cego, e sim racionado, robustecido pela observação (amor pelo Brasil).
- ser brasileiro significa distinção e vantagem.
- os motivos da superioridade do Brasil:
- Sua grandeza territorial. O autor trata o crescimento populacional como um fato bom para o Brasil.
- Sua beleza. Quatro grandes curiosidades naturais: o Amazonas, a cachoeira de Paulo Affonso, a floresta virgem e a bacia do Rio de Janeiro.
- Sua riqueza.
- Variedade e amenidade do seu clima. Nenhuma moléstia é peculiar ou exclusiva, nenhum problema sanitário é insolúvel, nem de difícil solução, a temperatura não incomoda e nem atrapalha o homem (quase não existe secas e chuvas fortes).
- Ausência de calamidades. Natureza maternal.
- Excelência dos elementos que entraram na formação do tipo nacional. Selvagem americano + negro africano + português = mestiço. Alvará de 04/04/1755 –> incentivo do casamento entre brancos e índios, para povoar as terras do Brasil.
- Nobres predicados do caráter nacional. Características do brasileiro: sentimento de independência, hospitalidade, afeição à ordem, paz e ao melhoramento, paciência e resignação, doçura, desinteresse, generosidade, coragem, escrúpulo no cumprimento das obrigações contraídas, espírito extremo de caridade, acessibilidade que degenera em imitação do estrangeiro, tolerância, ausência de preconceitos, honradez no desempenho de funções públicas ou particulares.
- Nunca sofreu humilhações, nunca foi vencido. O autor fala com orgulho das vitórias do Brasil nas guerras, mas para falar das derrotas não é direto e não fala que o Brasil perdeu, fica “dando voltas”.
- Seu procedimento cavalheiroso e digno para com os outros povos.
- As glórias a colher nele.
- Sua história. Episódios comoventes, trágicos e heróicos, lendas poéticas, questões curiosas. Cinco pontos importantes da história: os jesuítas, os bandeirantes, a guerra holandesa, a guerra dos Palmares, a retirada da Laguna.
- A literatura transforma o Brasil num paraíso.
- Comentário pessoal: esse livro não existiria se fosse escrito nos dias de hoje.
Fichamento para aula Introdução à História - 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário