Origens:
- A fragilidade e a parcialidade das teorias Clássica e das Relações Humanas, que detinham uma visão extremista e incompleta sobre as organizações.
- A necessidade de um modelo racional que envolvesse todas as variáveis da organização.
- O crescimento e a complexibilidade das organizações, passou a exigir modelos mais bem definidos.
A burocracia se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins), para que se obtenha o máximo de eficiência.
Tipos de sociedade ou poder ou autoridades legítimas:
- Tradicional: irracional, conservador, patriarcal e patrimonialista
- Carismática: irracional, conseguido através do carisma
- Burocrática, legal ou racional: racional, conseguido através de normas impessoais
Tipos de autoridade:
- Poder: potencial para exercer influência
- Autoridade: probabilidade de uma ordem ser obedecida. Ter autoridade é ter poder; mas ter poder não significa ter autoridade [principalmente quando não é legitimada (aceita por todos)]
- Dominação: o governante acredita ter o direito do poder, e os governados a obrigação de obedecer-lhe
Fatores que desenvolveram a Burocracia, segundo Werber:
- Economia Monetária: a moeda racionaliza as transações econômicas
- Superioridade Técnica: a Burocracia é superior a qualquer outro tipo de organização
Características da Burocracia:
- Caráter legal das normas e regulamentos: é uma organização ligada por normas e regulamentos
- Caráter formal das comunicações: são registradas por escrito
- Divisão racional do Trabalho
- Impessoalidade: relação a nível de cargos, e não de pessoas
- Hierarquia: cada cargo inferior deve estar sob supervisão do cargo automaticamente superior
- Rotina: o funcionário deve fazer o que a burocracia manda; não tem autonomia
- Meritocracia: a escolha das pessoas é baseada no mérito e na competência técnica
- Especialização da Adm.: separação entre propriedade e administração
- Profissionalização
- Previsibilidade: prever as ações; através das normas
Disfunções da Burocracia:
- Internalização das regras: as normas passam de "meios para os fins"; os funcionários adquirem uma viseira e esquecem que a previsibilidade é uma das características mais racionais de qualquer atividade
- Excesso de formalismo e papelatório: necessidade de formalizar e documentar todas as comunicações
- Resistência a mudanças
- Despersonalização: os funcionários se conhecem pelos cargos que ocupam
- Categorização como base do processo decisorial: o que possui o cargo mais alto, tomará as decisões independentemente do conhecimento que possui sobre o assunto
- Superconformidade às rotinas
- Exibição de poderes de autoridade
- Dificuldade com clientes: o funcionário está voltado para o interior da organização
- A burocracia não leva em conta a organização informal e nem a variabilidade humana
Um comentário:
Ficou bom esse esquema!!
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