- sagrado / profano (polaridade) -> repercute na ordem social e no corpo (assimetria direito / esquerdo) -> remete às oposições entre direito e esquerdo -> rituais, ordem social X totemismo <- ordem social (dual) -> representa a polaridade e a classificação social (Durkheim)
- Durkheim: a ordem social é dual e representada pelo totemismo.
- Mão direita e esquerda -> não há apenas determinismo biológico -> essa assimetria remete à vários planos da vida social.
- Essa polaridade repercute sobre os rituais e ordem social. A partir dessa polaridade (direito / esquerdo) organiza-se o lugar das coisas no mundo (as coisas opostas) = pares de oposição.
- As categorias não são derivadas da experiência concreta do ser humano.
- O hemisfério esquerdo do cérebro desenvolve a mão direita e também a linguagem e por isso é mais fácil desenvolver a mão direita.
- O pensamento humano opera por pares de oposição -> A condição lógica do pensamento se dá por pares de oposição
- Há complementaridade e hierarquia. Ex.: o homem e a mulher. Adão é o todo, Eva é a parte dele. O homem é também a totalidade da humanidade.
- É a propriedade do pensamento humano que irá dar essa hierarquia.
- Em Hertz nã há o corte epistemológico.
- Hertz fala do pensamento primitivo; Lévi-Strauss já fala na espécie humana.
- Hertz, apesar de ser durkheiminiano, coloca um ponto a mais (pares de oposição), que Lévi-Strauss diz ser de toda humanidade.
- A medida que as sociedades passam a ser mais complexas as categorias passam de apenas opostas para hierarquicas.
- Lévi-Strauss deriva sua “opinião” sobre pares opostos da lingüística estrutural e não do pensamento de Hertz, havendo uma “quebra” epstemológica.
- O pensamento humano é inerente (a forma do pensamento humano é assim) -> sempre existe dualidade.
- A distinção é natural.
Fichamento para prova de Antropologia Contemporânea (2002)
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